Você aceita cookies?

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Você costuma aceitar cookies? Não, não estamos falando de suas preferências gastronômicas ou da última visita que fez à casa de sua avó. Neste texto, falaremos dos cookies de navegadores, os rastreadores que são utilizados para estratégias de marketing online.

Certamente você que está lendo este texto já reparou que praticamente todos os sites apresentam uma mensagem perguntando se você aceita a coleta de cookies. Este texto é uma obrigatoriedade da LGPD e dá a opção ao internauta de permitir ou não a coleta de cookies por aquele site. Mas o que significa exatamente aceitar cookies? Quais dados o internauta está autorizando a serem coletados, por quanto tempo.

A C8L! traz a você este texto com todas as informações para você decidir se aceita ou não compartilhar seus dados com os sites que visita.

O que são os cookies?

Em primeiro lugar, precisamos entender efetivamente o que são os cookies. Entretanto, antes vamos contar uma história para contextualizar. Já aconteceu de você fazer uma pesquisa sobre um determinado produto, e de repente receber uma série de ofertas dele nas suas redes sociais? Ou então você entra em um e-commerce, coloca um produto no carrinho, não efetua a compra, e na sequência recebe um e-mail desta empresa oferecendo desconto neste produto? Provavelmente vocês já vivenciaram essa situação, e se perguntaram como era possível sem fazer nenhum tipo de cadastro.

Isso é possível por causa dos cookies. São informações que ficam armazenadas no seu navegador (cerca de 70% das pessoas usam o Google Chrome) e indicam suas preferências, hábitos e comportamento na internet. Em outras palavras, todo o seu histórico (páginas visitadas, senhas, telefone, endereço) fica registrado no navegador, e as empresas têm acesso a esses dados na hora de criar suas estratégias.

Evidentemente que estamos falando de um processo automatizado, e já programado anteriormente pelas empresas. Todo e-commerce tem (ou deveria ter) pixels de rastreamento e programar sua estratégia de marketing para abordar o consumidor “quente”, ou seja, aquele que está próximo a comprar.

Ainda sobre a aceitação dos cookies, quando você usa um navegador clica, em algum momento, naquela caixinha de “li e aceito os termos de uso”. Isso pode ser feito na hora do download ou até mesmo do login. É nesse momento que você autoriza aquele navegador a armazenar e distribuir as informações. Depois disso, os sites apenas geram o rastreamento dentro de sua própria página e transmitem aos navegadores.

É possível personalizar e otimizar sua experiência na internet

Em tempos de crimes digitais, altos investimentos em cibersegurança e proteção aos dados, é muito ruim que as empresas coletem seus dados? Há várias formas de se ver isso. Privacidade é um conceito complicado nos dias atuais, em que somos monitorados por câmeras de vigilância, GPS e outros dispositivos. Por conta disso, aceitar ou não o rastreamento de suas atividades é uma decisão muito individual.

Posto isso, nem tudo é usado para o mal, e sua experiência de navegação na internet pode ser otimizada por causa dos cookies. Em primeiro lugar, receber ofertas de produtos e serviços que estão de acordo com sua preferência agilizam o processo de busca de informações. Ao invés de ficar navegando por diversos sites diferentes atrás de alguma boa oferta, se ela vier diretamente a você facilita o processo. Além disso, não ter que ficar repetindo logins e senhas em sites, principalmente os que você usa com frequência, também poupa um bom tempo do seu dia.

Para quem não faz ideia de como as empresas selecionam para quem enviar promoções e propagandas, existe um link no qual você pode personalizar suas preferências de anúncios no Google. Basta clicar aqui, ver quais os principais interesses monitorados pelo navegador e ajustar de acordo com suas preferências reais.

Com isso, a sua experiência de navegação tende a ser mais personalizada, de acordo com seus gostos e interesses. Claro que isso vai ampliar o fato de que vivemos numa bolha e não temos muito contato com nada de fora dela, mas já que estamos na chuva, que tal nos molharmos?

Existem tipos diferentes de cookies

Ao passo que você pode decidir aceitar ou não o seu rastreamento, saiba que existem diferentes tipos de cookies. Cada site é livre para definir suas políticas de privacidade e uso, e para saber quais as informações coletadas e por quanto tempo é importante ler este documento.

Os três tipos mais conhecidos são o cookie de sessão, os persistentes e os malicioso. Os cookies de Sessão não coletam nenhum tipo de informação pessoal, e assim que você fecha o navegador são apagados. São mais utilizados para melhoria de navegação, com aproveitamento de sessão logada, entre outras coisas.

Já os cookies persistentes são armazenados até expirar (a data depende da configuração de cada um) ou serem excluídos. Eles coletam dados a respeito da identificação do usuário, e permitem por exemplo que o responsável pelo website visitado saiba o perfil das pessoas que navegam por ele.

Por fim, os cookies maliciosos armazenam e acompanham todo o seu histórico, coletando todas as informações possíveis. Apesar do nome, eles não são necessariamente maus, vai depender muito de como a empresa usa. Aqui é importante ressaltar que via de regra na declaração de privacidade das empresas está constando que você autoriza a venda desses dados.

E então, aceitar ou não aceitar cookies?

Como dissemos anteriormente, essa é uma decisão individual, que varia muito de pessoa para pessoa. Porém, algumas dicas são fundamentais para que você possa decidir com mais conhecimento de causa:

  • Leia a política de privacidade da empresa, se houver alguma dúvida
  • Principalmente em e-commerce, pesquise sobre a reputação daquela empresa
  • Procure seguir boas práticas de cibersegurança, principalmente na criação de logins e senhas
  • Não divida seus dados com sites totalmente desconhecidos, principalmente de cartões de crédito.
  • Verifique se o site possui certificado de segurança para proteger seus dados

Do mesmo modo que você autoriza um site a recolher seus dados, isso pode ser cancelado a qualquer momento. Então essa não é uma decisão irrevogável.

Consulte a C8L! sobre estratégias de remarketing e cibersegurança

Aqui na C8L! temos diversas soluções que de alguma forma estão relacionadas a cookies. No campo do marketing, temos estratégias de divulgação e remarketing baseadas no rastreamento de usuários, para empresas de produtos, serviços e e-commerce. Já na tecnologia, damos consultoria e implantamos produtos que visam aumentar a cibersegurança de sua empresa.

Assim, juntos construiremos um ambiente mais seguro e produtivo para todos na internet. Entre em contato agora mesmo e conheça nossas soluções!

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