5 Dicas de Segurança da Informação para sua empresa

Segurança da Informação

Segurança da Informação é coisa muito séria. Já falamos aqui neste texto um pouco sobre a importância da Cibersegurança para as organizações. As boas práticas de segurança ajudam a proteger a sua empresa e os dados de seus consumidores, em respeito à todas as normas da LGPD. Com o fechamento de vários estados e municípios devido à pandemia, muitas empresas estão voltando para o home office, então resolvemos dar mais algumas dicas muito importantes.

1 – Monitore periodicamente redes e sistemas

Não é porque sua empresa nunca foi invadida antes, que ela nunca será. Por isso, é fundamental que haja uma rotina de varreduras, testes e rastreamento de todos os sistemas e redes da empresa. Com essa prática, você consegue ter controle maior sobre o que está acontecendo com suas informações, e tem a possibilidade de reagir com maior velocidade frente a algum ataque.

2 – Trabalhe o controle de acesso

É comum as empresas terem níveis diferentes de acessos e permissionamentos de acordo com a função e posição de cada pessoa dentro da empresa. Além disso, a empresa pode ter identificação dos acessos digitalmente, e isolar áreas críticas, como infraestrutura por exemplo. O importante nesta questão é ter o controle de quem acessa – e edita – o quê.

3 – Firewall não é opcional

Em pleno ano de 2021, muitas empresas ainda acham que antivírus não é algo importante. Da mesma forma, não investem em bons firewall, que são ainda mais importantes, e ficam expostas à todo tipo de tentativa de invasão. O primeiro passo para manter seus dados seguros é ter uma proteção de qualidade. Configure a proteção de suas informações de acordo com o nível de confidencialidade e importância que elas possuem. Não deixei de investir em um bom sistema de proteção, e integre isso aos seus sistemas, para manter tudo seguro e ao mesmo tempo não perder desempenho.

4 – Atualize todos os softwares de seus equipamentos

Uma outra atividade vista como aborrecimento por empresas, mas que é muito importante para a segurança da informação é a atualização de softwares. Sabemos que muitas vezes algumas máquinas levam horas para fazer todas as atualizações necessários, entretanto isso é básico para manter seu equipamento seguro. As atualizações de softwares, via de regra, servem para manter as bases de segurança atualizadas, protegendo seus arquivos de invasões, sequestros e até mesmo exclusão.

5 – Tenha uma política clara de segurança da informação

O mais importante em termos de segurança da informação é ter uma política clara. Quem são os responsáveis, como serão os treinamentos? Com qual frequência as ações de segurança serão executadas? Cuidar da segurança dos seus dados não pode ser algo que você faz somente quando tem um problema. É um ato de PREVENÇÃO, e como tal deve ser tratado com frequência, em uma rotina muito bem definida.

Consulte a C8L! para criar sua política de segurança de informação

Sabemos que nem todas as empresas possuem um departamento de TI, e necessitam de ajuda externa para cuidar das soluções ligadas à segurança da informação. A C8L! oferece diversas soluções que podem te ajudar com esta questão, inclusive o gerenciamento completo de seus dados. Entre em contato agora mesmo com nosso departamento comercial e saiba um pouco mais sobre as nossas soluções!

Open chat