Treinamento corporativo: Extraia o melhor de cada colaborador da sua empresa

Treinamento Corporativo

Sua empresa já pensou em investir em treinamento corporativo? Talvez muitos gestores não conheçam todos os tipos de treinamentos, tampouco seus benefícios para a organização. De que forma esta atividade pode trazer retorno para a empresa? Por onde começar? Como medir o resultado de um treinamento?

Este texto visa esclarecer todas as suas dúvidas a respeito de treinamento corporativo.

O que é um treinamento corporativo?

Antes de mais nada, vamos esclarecer exatamente do que estamos falando. Treinamento corporativo é toda e qualquer ferramenta que vise aprimorar conhecimentos, habilidades e/ou atitudes dos colaboradores de uma empresa. Pode ser aplicado por uma equipe interna ou externa, de forma presencial ou remota, e até mesmo como autotreinamento.

Podemos dividir em vários tipos, e a nomenclatura vai mudar de acordo com a região do país ou literatura embasada para montar o treinamento. Aqui na C8L! gostamos de trabalhar com 3 tipos de treinamento: O técnico, que pode ser na área de marketing, vendas ou qualquer outra atividade-chave da empresa; o comportamental, para desenvolvimento de liderança e melhoria no ambiente corporativo; e a mentoria, voltada a gestores em busca de autoconhecimento para aprimorar o seu processo gestor.

De uma forma geral, os treinamentos corporativos vão colocar os colaboradores frente a uma série de situações de aprendizagem. Nessas sessões, eles poderão melhorar sua capacidade analítica, tomada de decisão ou até mesmo operacionalização de suas atividades.

Por que fazer essas atividades?

Em muitas organizações, infelizmente o treinamento corporativo ainda é visto como gasto, e não investimento. É uma visão que não está de acordo com boas práticas de gestão, mas vemos muitas empresas mudando sua posição em relação a isso. Treinamento corporativo não é um custo desnecessário de integração, ou algo apenas para acionistas e stakeholders verem. Na visão da C8L!, é uma filosofia que deve ser constante e imutável nas organizações.

Para entender melhor, vamos pensar em algo mais prático. Qual foi a última vez que você aprendeu algo que coloca em prática no seu cotidiano? Quantas ferramentas novas você aprendeu por meio de algum sistema de aprendizagem?

Além disso: como você planeja suas trilhas de aprendizagem? Depois de realizadas, de que forma é feito o controle e análise dos resultados? Tudo isso certamente deve fazer parte de um treinamento corporativo. Em primeiro lugar, o gestor deve ser perguntar o motivo pelo qual está buscando aquilo para sua equipe. Ele precisa de mais eficiência nas atividades cotidianas? Deseja que sua equipe aprenda novas ferramentas para ampliar o seu horizonte de atuação?

O primeiro passo para um bom treinamento deve ser exatamente o diagnóstico da situação atual. Quem são os profissionais que necessitam de um determinado treinamento? Por que? Para que? Feito isso, é hora de escolher o método e material a ser utilizado no treinamento, e aí sim partir para a execução dele. Ao final, tão importante quanto os passos anteriores é ter ferramentas que possam ajudar a medir o resultado do treinamento.

Como cada treinamento tem sua peculiaridade, é difícil citar algo como padrão ou generalista, mas tenha em mente que uma boa métrica de treinamento é aquela que avalia a evolução do profissional. Em outras palavras, precisamos sempre saber como ele estava antes e como ficou depois do treinamento aplicado.

Principais benefícios do treinamento corporativo

Do mesmo modo que um treinamento traz muitos benefícios para os colaboradores, ele também deve ajudar a empresa de alguma forma. Entretanto, como medir este retorno? O que a evolução de um profissional pode agregar (principalmente no aspecto financeiro) para a empresa?

Quando bem executado, o treinamento traz benefícios incontestáveis para a organização. Um funcionário bem treinado desperdiça menos recursos, consegue fazer mais com menos e desempenha melhor suas atividades. Da mesma forma, ele está mais apto para tomar decisões de alto impacto e com mais subsídios que sustentem essas escolhas. Em tempos de home office, em que as pessoas já melhoraram substancialmente seus níveis de produtividade, porque não fazer com que elas rendam ainda mais?

Evidentemente que por melhor e mais treinado que seja um profissional, ele não está livre de cometer erros. Porém, se o treinamento for bem conduzido, até nessas situações há um ganho, uma vez que ele terá mais facilidade de reconhecer seus erros, causas e consequências.

Sendo assim, uma empresa que investe em treinamento costuma gastar menos com desperdício e ganhar mais em recursos. Um bom treinamento de vendas, por exemplo, pode fazer sua equipe aumentar exponencialmente o índice de sucesso. Ter a equipe alinhada com todos os processos pode aumentar a velocidade de produção e criar um diferencial competitivo sobre a sua concorrência.

Mentoria – Os gestores também precisam ser treinados.

Um dos principais módulos de treinamento utilizados pela C8L! é a mentoria profissional. São sessões individuais, feitas com os profissionais do alto escalão de empresas, com o intuito de potencializar as suas tomadas de decisão. Essa jornada de autoconhecimento. Essa jornada traz aos gestores a possibilidade de lidar melhor com conflitos dentro da empresa e encontrar saídas para situações que parecem insolúveis.

A mentoria é desempenhada por profissionais gabaritados, de excelente formação acadêmica, experiência profissional e práticas de ensino. Nelas, haverá um período para que o gestor primeiro encontre o seu real papel dentro da empresa, e aprenda a colocar em prática suas principais habilidades. É uma forma inovadora de lidar com a falta de tempo muitas vezes ocasionada por um desnecessário acúmulo de funções. Além disso, ajuda o gestor a gerenciar sua equipe, delegando o que for possível nos âmbitos tático e operacional e focando no que realmente.

Consulte o programa de treinamentos da C8L!

Ficou interessado em conhecer mais sobre treinamento corporativo? Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe comercial e saiba mais sobre essa ferramenta tão importante para sua empresa!

Open chat